Troca de experiências entre educadores e acadêmicos no 13º COI

Organização do Congresso de Integração das Licenciaturas tem expectativa de lotar o espaço no decorrer dos quatro dias de evento

Por Erick Mattos, Fernanda Zanella, Gibran Vaz, Mirella Guedes

Acadêmicos de Jornalismo da Uniplac

Com o intuito de fortalecer o compromisso com a educação e o cotidiano escolar, a Uniplac realiza nos dias 21 a 24 de junho o 13º Congresso de Integração das Licenciaturas (COI) com o tema principal ‘Docência e Alteridade’.

O evento visa realizar palestras e relatos de experiências para complementar a qualidade de ensino dos professores e acadêmicos presentes.

O evento busca discutir a formação do professor, os impasses e os avanços da educação, bem como a integração dos 10 cursos de licenciatura da instituição. “O COI terá como proposta repensar a função do professor na sociedade moderna, já que hoje em dia os conflitos educacionais são muito maiores do que nos tempos antigos” relata o coordenador do curso de Letras e do evento, Elson Rogério Bastos Pereira.

Compromisso com a educação

O primeiro dia do evento foi realizado no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) nesta terça-feira (21) e contou com a abertura do Coral Vozes da Liberdade, os presentes assistiram a palestra do professor do programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Lorival José Martins Filho, com o tema ‘compromisso com a educação’: “As instituições de ensino e seus profissionais devem perceber que a docência não é um ato isolado, melhorando assim as relações interpessoais em educação no Brasil”, lembra o professor.

O segundo dia do evento trará o tema de “Mobilidade Humana e Sustentabilidade” com o Professor Dr. José Vergílio da Silva e apresentação cultural com o grupo Samba Raiz. O terceiro dia terá apresentação cultural com a Orquestra Sinfônica da Associação Lageana de Assistência ao Menor (ALAM), bem como relatos de experiências de renomados educadores referente ao Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), e para finalizar o XIII COI, a Universidade trará apresentação cultural com o Grupo Balaio de Baio, e palestra com a Professora Dra. Marilane Maria Wolff Paim, colocando em foco o cotidiano do professor em sala de aula.

“O 13º COI vem de encontro à necessidade de fortalecer os cursos de licenciatura, pois são os professores que tem o dever de formar os futuros profissionais brasileiros” destaca o Reitor da Uniplac, Luís Carlos Pfleger na abertura do evento.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas junto às coordenações dos cursos de licenciatura (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química) ou no local do evento pelo valor de R$30,00, garantindo aos interessados certificados, com carga horária de 20 horas.