ITCP Uniplac constitui cooperativa de trabalho de catadores de materiais recicláveis em São Joaquim

Na última segunda-feira (20), a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP Uniplac), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense e o Poder Público do Município de São Joaquim constituíram a primeira Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de São Joaquim, orientada pelos princípios e valores da economia solidária.

Desse modo, a ITCP vem cumprindo seus objetivos enquanto programa de Extensão permanente da Universidade do Planalto Catarinense. “Faz-se uma extensão de caráter emancipatório na medida em que coloca em prática conhecimentos e metodologias capazes de promover inclusão social e emancipação de sujeitos, como é o caso dos catadores de resíduos recicláveis”, afirma o professor Geraldo Augusto Locks, coordenador da ITCP.