BONS RESULTADOS NOS ESTÁGIOS DE PSICOLOGIA

Acadêmicos do Estágio Supervisionado em Psicologia da Saúde, que ocorre na nona e décima fases do curso, realizaram semanalmente durante o ano de 2007 capacitação e debate científico/prático sobre ansiedade, junto aos profissionais do Núcleo Descentralizado do Centro de Pesquisas Oncológicas – CEPON – na cidade de Lages. Os encontros possibilitaram uma compressão diferenciada sobre a ansiedade, através dos temas trabalhados. Ao longo dos encontros, várias dúvidas surgiram por parte dos participantes, as quais foram sanadas e alguns tabus desmistificados. Como resultado deste processo, obteve-se uma participação integral e intensa de todos os envolvidos no estágio. Logo, a intervenção em psicologia, dentro desse contexto, possibilitou uma nova dinâmica no atendimento frente às demandas dos pacientes que recebem quimioterapia, mais especificamente, sobre a ansiedade presente geralmente no início do tratamento. Beneficiaram-se todos com a proposta exitosa do estágio: os alunos, pela, oportunidade de inserção profissional; os funcionários do CEPON, que obtiveram qualificação; os pacientes que realizam quimioterapia e suas família, pela otimização dos atendimentos; e as professoras Maria Dulce França e Kenny Secchi que orientaram os acadêmicos, tendo a oportunidade de contribuir com a formação profissional dos futuros Psicólogos. Além disso, o curso de Psicologia da Uniplac, que teve ampliado seu espaço junto à comunidade. Os alunos que conduziram as atividades do estágio são: Alberto Engel; Bruna Meurer; Jane Meri Bunn Felimberti; Lívia Michels Ouriques Machado que merecem os cumprimentos da comunidade UNIPLAC.