OBJETIVO

Formar profissionais professores com visão crítica, reflexiva e humanística para atuar na Educação Básica de maneira responsável, com participação ativa no desenvolvimento de processos pedagógicos, numa relação interdisciplinar, especificamente relacionados com o conhecimento teórico e prático da docência na área de química.

PERFIL PROFISSIONAL

O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

A formação no curso é direcionada à atuação profissional no magistério, conforme a legislação pertinente, tanto em nível de ensino fundamental e médio, podendo atuar na rede de escolas públicas, privadas e profissionalizantes da área Técnica em Química ou correlatas.

Dentre as atribuições, no campo da docência, quando da obtenção da pós-graduação,  também poderá lecionar no Ensino Superior.

Embora,  o foco do curso seja voltado às atividades no magistério do Ensino Médio, existem para o Licenciado em Química, as atribuições previstas na Resolução Normativa n.° 36 do Conselho Federal de Química, que são as seguintes: 1. Direção, Supervisão e Responsabilidade Técnica; 2. Assessoria, Consultoria e Comercialização;  3.Perícia, Serviços Técnicos e Laudos; 4. Magistério;  5. Desempenho de Cargos e Funções Técnicas; 6. Pesquisa e Desenvolvimento e 7. Análise Química e Físico-química, Padronização e CQ.

No entanto, para efeito do exercício profissional, quando do pedido de inscrição junto ao Conselho,  dependendo da Estrutura Curricular do Curso, as atribuições para Licenciado em Química podem ser somente aquelas constantes nos itens 1 a 5.

TÍTULO

Licenciado em Química

REGIME DE MATRÍCULA

Semestral

TURNO

Regime Especial

DURAÇÃO DO CURSO

08 semestres

VALOR DO CRÉDITO

R$ 31,78 por crédito
Número de créditos 1º semestre - 20 créditos



Fone: (49) 3251-1042
E-MAIL: quimica@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Professora Esp Arlete de Cássia Bampi Schwinden
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática